Muitas pessoas acreditam que ter um carro é apenas pagar as parcelas, abastecer e dirigir. Mas a realidade vai muito além disso. Para garantir o bom funcionamento do veículo e prolongar sua vida útil sem dores de cabeça, é essencial adotar uma rotina de manutenção preventiva.
A boa notícia é que esses cuidados não são complicados, nem exigem grandes investimentos. Pelo contrário: simples práticas do dia a dia fazem toda a diferença no desempenho, na segurança e na valorização do seu carro..
Você vai conhecer agora 5 cuidados simples que aumentam a vida útil do seu carro e como eles te ajudam a evitar gastos desnecessários no futuro.
Troca de óleo
O óleo do motor é considerado o sangue do carro e é essencial para garantir o bom funcionamento do motor.
Principais funções:
- Temperatura do motor: se o óleo não for trocado dentro do prazo correto, pode haver superaquecimento e consequentemente, o motor pode fundir.
- Limpeza do motor: retira a sujeira decorrente da combustão, evitando entupimentos.
- Redução do atrito: Reduz o atrito entre as partes móveis do motor diminuindo desgaste e prolongando a vida útil.
Ignorar a troca de óleo no período recomendado pode causar superaquecimento, falhas e até a queima do motor, um dos reparos mais caros.
Verifique sempre o manual do veículo e respeite a quilometragem ou tempo indicados para a troca. Além disso, você deve saber qual é o tipo ideal para o modelo do seu carro e usar apenas óleo de qualidade.
Cuidado com os pneus
Os pneus são fundamentais para a segurança e o conforto ao dirigir. Rodar com pneus carecas, mal calibrados ou desalinhados, gera um desgaste maior do veículo e consequentemente, aumenta o consumo de combustível, além de reduzir a estabilidade e aumentar as chances de acidentes.
Principais cuidados com os pneus:
- Calibre os pneus corretamente: Rodar com os pneus murchos ou cheios demais, pode trazer problemas. A calibração ideal para cada modelo, está no manual do fabricante, mas no geral, é recomendado que seja feita a cada 15 dias.
- Rodízio de pneus: Tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros, podem sofrer cargas diferentes. O rodízio garante que eles tenham um desgaste parecido, aumentando a vida útil.
- Alinhamento e balanceamento: um carro que não está balanceado causa perda de estabilidade e desgaste. Fique atento a vibrações no volante ou se o carro está puxando para um dos lados. O ideal é que alinhamento e balanceamento sejam feitos sempre que fizer rodízio dos pneus.
Fique atento às luzes do painel e barulhos
As luzes do painel podem dar avisos sobre falhas dos componentes e condições de funcionamento. Para evitar imprevistos e o agravamento de problemas mecânicos, é preciso saber o que as luzes querem dizer.
No geral, elas são divididas em três grupos:
- Luzes brancas, azuis ou verdes: Indicam que um equipamento ou acessório está em funcionamento.
- Luzes amarelas ou laranjas: Indicam falha moderada que não impedem o funcionamento do veículo, porém, podem se agravar com o tempo. Dirija até um local seguro para identificar o problema.
- Luzes vermelhas: Indicam problemas graves que requerem ação imediata. Se o carro continuar em funcionamento pode levar a uma pane total ou até mesmo acidentes. Pare o veículo e solicite ajuda profissional.
Também fique atento a barulhos incomuns ao frear, acelerar ou virar. Eles podem revelar problemas nos freios, suspensão ou motor, que, se ignorados, geram reparos mais caros.
Verifique o sistema de arrefecimento
O arrefecimento mantém a temperatura ideal do motor, evitando superaquecimento que pode causar danos graves.
- Cheque regularmente o nível de água e aditivo no reservatório.
- Faça a troca do fluido conforme a recomendação do fabricante.
Esse cuidado simples garante que o motor trabalhe com eficiência e segurança.
Dirija com atenção e cuidado
A forma como você dirige impacta diretamente na durabilidade do carro. Evite arrancadas bruscas, freadas fortes e excesso de velocidade em ruas esburacadas. Essas práticas aumentam o desgaste de pneus, freios e suspensão, além de um gasto maior de combustível.
Dirigir de forma suave e respeitar os limites do veículo é uma das maneiras mais eficazes de prolongar sua vida útil, além de contribuir para a segurança de todos no trânsito.
Faça revisões periódicas
A revisão preventiva é a melhor forma de identificar problemas antes que eles se tornem sérios.
Leve o carro ao seu mecânico de confiança regularmente para garantir mais segurança, evitar panes inesperadas e reduzir os custos de manutenção corretiva. Além disso, um veículo com histórico de revisões valorizadas tem maior aceitação no mercado de revenda.
Seguir uma rotina de manutenção preventiva traz benefícios como:
- Economia com reparos mais caros;
- Evita imprevistos que podem deixá-lo na mão;
- Segurança de todos os ocupantes do veículo;
- Valorização em caso de venda futura.
Além da manutenção, contar com a proteção veicular Clube Abis oferece ainda mais segurança.
Com o Clube Abis você tem:
- Cobertura contra roubo, furto e colisões;
- Carro reserva;
- Assistência 24 horas em todo território nacional;
- A contratação pode ser feita de forma 100% online, sem burocracia.
Entre em contato com o Clube Abis e dirija com a certeza de que seu carro está protegido contra imprevistos.